50 Anos do Primeiro Homem a Pisar na Lua

Em 16 de julho de 1969, a nave Apollo 11, levou à órbita da Lua os astronautas Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins. No dia 20 o módulo lunar Eagle pousava na Lua, com Armstrong e Aldrin.

Esse feito foi alcançado em pleno período da Guerra Fria, em que os Estados Unidos travavam uma disputa com a antiga União Soviética pela hegemonia mundial. Um duelo iniciado em 1957 quando os soviéticos lançaram, em 4 de outubro, o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial da história. Essa disputa levou a um gigantesco avanço no desenvolvimento tecnológico, que benificiaria toda a humanidade.

A chegada do homem à Lua foi executada por meio do Programa Apollo, uma exploração espacial criada pela agência espacial americana NASA. O projeto foi idealizado pelo então presidente americano John F. Kennedy na década de 1960. Esse foi o terceiro projeto criado pela NASA, sucedendo os programas Mercury e Gemini.

Esse momento colocou os EUA como o vencedor da “corrida espacial” travada com os soviéticos. Essa disputa levou a um gigantesco avanço no desenvolvimento tecnológico e um marco para o progresso científico, o que traria beneficios para toda a humanidade

Com a famosa frase "Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade", o engenheiro aeroespacial e astronauta norte-americano, Armstrong, entrou para a história como o primeiro ser humano a pisar na superfície lunar

Para celebrar esse acontecimento, a Casa da Moeda do Brasil confeccionou uma medalha comemorativa nos seguintes metais :

Medalha de Bronze – Tiragem 420 unidades – R$ 150,00
Medalha de Prata – Tiragem 80 unidades – R$ 580,00

Data de Lançamento
20/06/2019

Pontos de Venda
Ponto de Venda no Local de Lançamento
Loja Física do Clube da Medalha no Palacete
E-commerce do Clube da Medalha (www.clubedamedalha.com.br)

Anverso
Contornando a orla a legenda: “CHEGADA DO HOMEM NA LUA”. Uma faixa com textura, indicando movimento, completa a linha da frase. Em destaque, a legenda: “50 ANOS” com uma modelagem representando a pegada na lua, uma das marcas deixadas pela presença do homem no satélite. Ao fundo imagem em tampografia do planeta Terra, tendo como destaque o continente africano, berço da humanidade.

Reverso
Em destaque, à esquerda, a figura de um astronauta e ao seu lado direito a frase de Neil Armstrong: “É UM PEQUENO PASSO PARA UM HOMEM, UM SALTO GIGANTE PARA A HUMANIDADE.”. Ao fundo, textura representando a superfície lunar. Abaixo, os anos: “1969/2019”.

Criação e Modelagem: Fernanda Costa

Link para compra: