30 ANOS DO TRATADO DE ASSUNÇÃO PAÍSES FUNDADORES - CONJUNTO | Medalha de Prata

30 ANOS DO TRATADO DE ASSUNÇÃO PAÍSES FUNDADORES - CONJUNTO

Medalha de Prata Prata


R$1.720,00
Últimas unidades

ATENÇÃO! TODOS OS PRODUTOS ADQUIRIDOS, JUNTO  COM COMPRA DO CONJUNTO, SERÃO ENTREGUES APÓS O ÚLTIMO LANÇAMENTO DA SÉRIE.

O Tratado de Assunção foi um acordo firmado em 26 de março de 1991 pelas repúblicas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, doravante denominados de Estados Partes. Esse pacto tinha como objetivos o comprometimento dos quatro países em ampliarem as dimensões de seus mercados e o êxito na inserção do bloco na nova ordem econômica internacional. De acordo com o Tratado de Assunção, os Estados Partes constituiriam um Mercado Comum a ser estabelecido em 31 de dezembro de 1994, e que se denominaria Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Dentre diversos regulamentos, o Mercosul estabeleceria: uma zona livre para circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países; a criação de uma tarifa externa comum (TEC); a adoção de uma política comercial uniforme em relação a terceiros ou agrupamentos de Estados; a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes; o compromisso desses na harmonização de suas legislações para o fortalecimento do processo de integração.

A bem-sucedida incorporação do Brasil ao bloco facilitou a maior circulação de pessoas e o fluxo de mercadorias, capitais e serviços. E, como grande expoente no cenário internacional, fortalece-se como liderança regional em função das suas atividades dentro do bloco.

Segundo o XXIX Relatório Semestral da Secretaria do Mercosul (2020), o Brasil obteve variação positiva no comércio intrazona, sendo considerado o maior exportador e importador do grupo durante o período. Além disso, as exportações à extrazona contribuíram favoravelmente para seu superávit, indicando 78% de participação nas operações. Destacam-se como principais itens de exportação soja, carnes de aves, automóveis, minério de ferro, petróleo, milho, café e produtos manufaturados diversos.

Arnaldo José da Silva Xavier

Especialista em Leitura e Produção Textual/UFF & Técnico Operacional/Casa da Moeda do Brasil.

Anverso

O anverso comum ilustra o movimento de integração dos países formadores do bloco, primordial para o sucesso e fortalecimento do Mercosul. Essa ideia está representada pelo círculo formado pelas bandeiras estilizadas dos quatro países fundadores, com a marca do Mercosul ao centro. Nas legendas temos o nome da série, "TRATADO DE ASSUNÇÃO 1991-2021" e "PAÍSES FUNDADORES", para deixar claro que o bloco continua aberto a novos membros.

Reverso

Brasil é a maior economia da América do Sul. É um grande exportador de produtos agrícolas e de pecuária, mas também se destaca na indústria de petróleo, automobilística e de mineração. Para ilustrar a representação de suas exportações foram escolhidos os seguintes produtos pelos quais o Brasil é popularmente conhecido: o café, a laranja e petróleo.

Criação: Juliana Souza
Modelagem: Monique Porto
 
Tiragem: 200 - referente a quantidade de medalhas produzidas.
 
Título: 999
 
ATENÇÃO! TODOS OS PRODUTOS ADQUIRIDOS, JUNTO  COM COMPRA DO CONJUNTO, SERÃO ENTREGUES APÓS O ÚLTIMO LANÇAMENTO DA SÉRIE.

Ref: 803764
Tipo do produto: Medalha
Material: Prata
Edital: 1/2021
Peso: 28g
Diâmetro: 40mm