Grandes ídolos do esporte - Daiane dos Santos | Medalha de Bronze dourado

Grandes ídolos do esporte - Daiane dos Santos

Medalha de Bronze dourado Bronze dourado


R$440,00
Disponível

No dia 10 de fevereiro de 1983, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), nasceu Daiane Garcia dos Santos. Diferente de outras crianças, que começam muito novinhas, Daiane passou a praticar a ginástica artística somente a partir dos 11 anos por incentivo de uma professora que a viu em uma pracinha brincando. Dali, a menina passou a fazer treinamentos intensivos, aprendeu exercícios avançados e treinou bastante nos aparelhos na Associação dos Amigos do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (AACETE) para, mais tarde, seguir para o Grêmio Náutico União, ambos em Porto Alegre (RS).

Após participar de campeonatos estaduais e brasileiros de ginástica artística, Daiane entrou para a Seleção Brasileira aos 13 anos. Três anos depois, já conquistava a medalha de prata no salto, a de bronze por equipes e outra medalha de bronze no solo nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg-1999 (Canadá). Quatro anos mais tarde, no Pan de Santo Domingo-2003 (República Dominicana), o bronze por equipes.

Ainda em 2003, Daiane entrou para a história após vencer no solo e realizar um movimento inédito: o duplo twist carpado no Mundial de Ginástica de Anaheim (Califórnia/EUA). Foi a primeira vez em que uma ginasta brasileira, entre homens e mulheres, conquistou a medalha de ouro numa edição de Campeonato Mundial. Nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, embora lesionada, Daiane conseguiu apresentar outro salto inédito: o duplo twist esticado. Em reconhecimento, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) homenageou-a homologando esses novos movimentos como ‘Dos Santos I’ e ‘Dos Santos II’, respectivamente.  

Entre 2003 e 2006, Daiane conquistou nove medalhas de ouro, uma de prata e quatro de bronze em etapas da Copa do Mundo, e no Pan Rio-2007 foi vice-campeã por equipes. A gaúcha se aposentou do esporte em 2012. Atualmente, Daiane dos Santos dedica-se a inspirar jovens que sonham em ser atletas participando de projetos que desenvolvem talentos, incentivando-os a atingirem o topo do pódio também.

Arnaldo José da Silva Xavier

Especialista em Leitura e Produção Textual/UFF & Técnico Operacional/Casa da Moeda do Brasil

Anverso

Em primeiro plano, estão a representação gráfi­ca de uma medalha de premiação e o título da emissão com a palavra “ÍDOLOS” destacada pela aplicação de textura. A fi­ta da medalha apresenta as inscrições da era 2021 e a marca da CMB.

Reverso

Em primeiro plano, à direita, está o portrait da homenageada em tampografia. Acima, a representação gráfi­ca da medalha com a ­fita faz o link com o anverso e, abaixo dela, estão os nomes da homenageada e da modalidade esportiva que a consagrou. Ao centro e à esquerda, estão representações gráficas da Ginástica Artística por meio de silhuetas de Daiane dos Santos e a legenda CAMPEÃ MUNDIAL referente às suas inúmeras conquistas.

Criação: Millie Britto

Modelagem: Érika Takeyama

 

Características

Espécie: Prata

Diâmetro: 40mm

Peso: 31.1 +/- 0,31g

Título: 999

Emissão: 100

 

Espécie: Bronze

Diâmetro: 40mm

Peso: Peso: 24 +/- 0,72g

Emissão: 100

 

Espécie: Bronze Dourado

Diâmetro: 40mm

Peso: 24 +/- 0,72g

Emissão: 50


Ref: 803859
Tipo do produto: Medalha
Material: Bronze dourado
Edital: 20/2021
Peso: 24g
Diâmetro: 40mm