Sobre o Clube

A Casa da Moeda do Brasil mantém, desde 1977, um Clube que congrega pessoas interessadas em colecionar medalhas. É o Clube da Medalha do Brasil, que possui como  principal objetivo, difundir informações sobre a numismática no Brasil.

Colecionar medalhas é uma atividade muito especial. A tradição de cunhá-las é para a humanidade um meio importante de eternizar acontecimentos e personalidades, transmitindo para o futuro um testemunho indestrutível. As medalhas surgiram na Itália Renascentista nos séculos XV e XVI, como uma manifestação dos pintores retratistas, que desenvolveram a técnica da transposição dos traços fisionômicos dos nobres da época para discos metálicos de valor específico. No Brasil, a criação de medalhas teve grande impulso com a chegada de D. João VI, em 1808, pela renovação promovida pelos artistas da Missão Francesa. Hoje, o Clube da Medalha é responsável pela continuação desta atividade, que envolve técnicas industriais e artesanais.

Os lançamentos homenageiam elementos importantes da nossa história, de nosso povo e da nossa cultura. As peças possuem edição limitada, os cunhos são imediatamente destruídos após as tiragens, as embalagens possuem design adequado para o manuseio e vêm acompanhadas de Edital Explicativo e de Certificado de Autenticidade. Cada medalha recebe tratamento individual e especializado e todas são fabricadas com alto padrão de qualidade.

O Clube da Medalha assegura  valiosas peças em ouro, prata e bronze que constituem um rico patrimônio, não só pela qualidade do metal, mas igualmente por seu conteúdo artístico. A opção pelos metais nobres deve-se à excelência do material e ao valor intrínseco. É também uma tradição medalhística a cunhagem em metais resistentes à ação do tempo.